Estúdio Yucca abre espaço para reflexão sobre o ‘aqui’ através da arte contemporânea

Bia Gueiros o Estudio Yucca acaba de divulgar o nome dos artistas que farão parte da exposição coletiva “Onde é meu aqui?”, que acontece de 4 a 25 de outubro de 2025. A mostra, com curadoria do crítico e professor Oscar D’Ambrosio, reúne artistas visuais de diferentes regiões do país em torno do conceito de pertencimento e memória.

Os artistas: Adriana Gragnani, Ana Aly, Anna Ayres, Bia Black, Carlos Motta, Cláudia Darkness, Dalila Nascimento, Elisa Murgel, Gisele Faganello, Isabelle Ribot, Laura Martinez, Leila Knijnik, Luísa Libardi, Marta Rosa, Milena Brichesi, Priscilla Ramos, Silvia Generali, Solange Rabelo, Tânia Martins, Tati Garcia, Teté Wall. Ainda foram contemplados com o Prêmios Destaque os artistas André Siqueira e Jorge Caxeado.

A abertura será no dia 4 de outubro, das 15h às 18h, seguida de um sarau aberto ao público. A visitação segue até 25 de outubro, sempre de terça a sábado, das 14h às 18h, mediante agendamento prévio.

Inspirado no filme Aqui, de Robert Zemeckis, baseado na HQ de Richard McGuire, o projeto propõe uma reflexão sobre qual é o nosso “aqui” – um espaço simbólico de transformação, afetos, descobertas e relações humanas. “O intuito é instigar reflexões sobre como os lugares carregam histórias individuais e coletivas, entrelaçando passado, presente e futuro”, explica o curador.  Lembrando que o filme Aqui, de Robert Zemeckis, conecta diferentes gerações a partir de um único espaço físico. 

Durante o período expositivo, as obras estarão disponíveis para venda, com intermediação do Estúdio Yucca, responsável pela gestão e divulgação do projeto. O encerramento da mostra acontece em 25 de outubro, em um encontro entre artistas e público, novamente com a presença de Oscar D’Ambrosio.

Com esta iniciativa, o Estúdio Yucca reforça seu compromisso em abrir espaço para novas vozes da arte contemporânea e estimular reflexões sobre identidade, memória e pertencimento através da criação artística.

YUCCA é um estúdio-casa e sede de eventos culturais, incluindo aulas de artes plásticas, história da arte, filosofia e literatura, consolidando-se como um espaço de experimentação e troca artística em São Paulo. A direção é de Bia Gueiros.

Arte contemporânea em diálogo: Estúdio Yucca apresenta Onde é meu aqui?.


Serviço

ExposiçãoOnde é meu aqui?
Local: Estúdio Yucca – Rua Barão de Jaceguai, 875, Campo Belo, São Paulo (SP)
Período: 4 a 25 de outubro de 2025
Abertura: 4 de outubro, das 15h às 18h (com sarau a partir das 18h)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h (mediante agendamento)
Mentoria com Oscar D’Ambrosio: 20 de outubro, das 19h às 21h (online)
Encerramento: 25 de outubro, das 16h às 18h, com encontro presencial entre Oscar, artistas e o público.
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz – 17 991082421 Jornalista MTB 76727/SP



Comentários